EJA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ETAPAS FINAIS


Violência e Drogas

     Alunos e professores das etapas finais da educação de jovens e adultos vem trabalhando nas aulas da disciplina de Projeto Integrado o problema das drogas e da violência, que tem afetado a toda a comunidade escolar, que tem sido vítima das consequências dessa preocupante realidade. Assim, a partir de vídeos, debates, produção de painéis e palestras, o grupo vem refletindo e buscando conscientizar nossos jovens a respeito desta questão.

Educação e Prevenção: o trabalho com o tema Drogas nas Escolas

     O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social; está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. 
     O papel da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir se com isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Por isso tal assunto não foge do contexto escolar.             
     A escola é parte da sociedade, por isso a importância de se desenvolver tal assunto neste ambiente, mostrando que prevenção é o caminho necessário para se coibir o uso/consumo de drogas. Em virtude dos problemas de saúde e violência que encontramos na sociedade, relacionados em grande medida ao consumo de drogas, por isso é de fundamental importância trabalhar este tema nas instituições escolares.
     Devemos trabalhar o tema de uma forma que auxilie nossos jovens, pois estes estão vivendo em uma sociedade que as drogas estão presentes e, por falta de melhores informações, os riscos são diários de se tornarem mais um usuário (a). É necessário olhar de frente esta situação, buscando iniciativas da comunidade para envolver esses adolescentes e jovens. E o primeiro passo é banir o discurso do “aqui não tem, ou não existe drogas”, e reconhecer que elas estão em todo lugar.
Adaptado de: Adriana Dias (http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/educacao-prevencao-questao-drogas-nas-escolas.htm

O Rappa: A minha alma (a paz que eu não quero)

By João Paulo Porto http://1001videoclips.com/?p=3345


image

     Sempre cheio de energia, O Rappa criou um som único que logo conquistaria todo o público brasileiro que elogiou sua visão social e a coragem de denunciar as inúmeras injustiças sociais que ainda hoje assolam o pais. Em 1999, chegou a vez da aclamação nacional e o mega estouro com Lado B lado A, uma enxurrada de críticas sociais de cunho popular que denunciavam toda a sujeira escondida e passava um rodo na consciência nacional. O disco é um belíssimo registro digno de uma banda que nunca se vendeu ao sistema e com certeza, pode facilmente entrar no seleto grupo dos grandes nomes da música brasileira.
     Os grandes destaques deste álbum ficaram com as energéticas “O Que Sobrou do Céu”, “Me Deixa” e a excelente e talvez sua melhor composição: “A Minha Alma (A paz que eu não quero)”, todas compostas por Marcelo Yuka, que por ironia do destino, se tornou mais uma vítima da violência urbana, após tentar evitar um assalto, foi baleado e ficou paraplégico. Com essa música, O Rappa podia olhar no espelho e dizer: Meu Deus, eu fiz isso? A mesma canção recebeu um videoclipe considerado um influente direto de Cidade de Deus, o premiadíssimo filme de Fernando Meirelles de 2002. Foi filmado em preto e branco e fala sobre um garotinho que sofre a violência urbana. Um trabalho de forte impacto nacional. Dirigido por Kátia Lund, Breno Silveira e Paulo Lins para e estrelado pelo garotinho Ramon Francisco, então com 4 anos, o clipe nos mostra aos poucos a rotina de um dia comum numa favela do rio se transformar em uma guerra civil, revoltando a sociedade local. O clipe conta a historia do garotinho que usa óculos gigantes que acompanha os amigos para descer do morro mas assiste perplexo eles serem massacrados pela polícia após serem confundidos com ladrões.
     O resultado conquistou a opinião pública e de crítica e foi um sucesso estrondoso no panorama audiovisual do Brasil. Hoje é considerado um clássico absoluto e também o relato de uma sociedade que ainda sofre os males de uma política que ainda tem muito o que aprender. 

Acesse o link a seguir para assistir o vídeo da música "A Minha Alma" do Rappa: